sábado, 5 de julho de 2014

RENZI BRIGÃO



A chegada de Matteo Renzi à Presidência rotativa da União Europeia não pode dizer-se que tenha acontecido numa sucessão calma e longe da pressão mediática. Vitaminado pela sua votação nas últimas eleições europeias, Renzi apareceu a falar grosso, primeiro com o seu discurso arrebatado no Parlamento Europeu onde se atirou pura e simplesmente ao líder alemão dos Populares Europeus e, ontem, numa diatribe contra o até aqui intocável Jens Weidman, governador do Bundesbank e relativamente próximo de Merkel. Perante um embasbacado Barroso, Renzi acusou Weidman de ingerência nos assuntos internos italianos, denunciando a entrada em domínios que não pertencem aos banqueiros mas às instituições políticas nacionais.
Temos assim uma entrada de Renzi brigão, cuja força será tanto mais ouvida e respeitada quanto mais fizer avançar o seu plano de reforma da Itália, numa tentativa de quebrar a conhecida inércia italiana à mudança.
Não é que não seja saudável ouvir alguém a bater o pé à demasiado consentida e interiorizada hegemonia alemã. Mas os interesses de uma EU mais equilibrada e com maior capacidade para aplicar flexivelmente os tratados em função da situação de défice de crescimento económico europeu não podem limitar-se ao regozijo com uma Presidência menos dócil e mais rebelde. Para além de um Renzi brigão, precisamos de um Renzi hábil negociador, colocando na mesa as verdadeiras questões e mostrando que é coerente com o que consegue dentro (Itália) e o que defende fora (UE).
E conviria que não se transformasse numa espécie de salvador da esquerda europeia, designadamente na Europa do Sul. A fé em S. Hollande rapidamente se desvaneceu, pois o homem revelou-se incapaz dos milagres que lhe eram pedidos. Uma coisa é apoiar uma voz de referência, com capacidade de VOZ e sobretudo de aglutinar interesses europeus mais desprotegidos e menos ouvidos. Outra coisa bem diferente será uma perspetiva salvífica, que procure artificialmente ocultar as incapacidades e responsabilidades dessas esquerdas. Seis meses de uma Presidência podem ser preciosos para marcar uma presença e iniciar uma outra presença da Europa do sul na perversa construção europeia.
Intuição minha, ou também neste dossier António José Seguro foi apanhado no momento errado e nas companhias erradas. Apostou praticamente tudo na esperança Hollande e saiu chamuscado. Aparentemente, o brigão e de voz grossa Renzi tenderá a apreciar um estilo mais forte do que o de AJS. Mas essa é a questão menos importante. A questão principal é a de saber se, com o estilo brigão ou com uma presença negocial mais forte, Renzi consegue alterar o equilíbrio de forças da discussão política no Conselho e com isso dar também alguma alma e margem de manobra ao Parlamento Europeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário