sábado, 5 de julho de 2014

INDIVÍDUOS, GRUPOS E ORGANIZAÇÕES



UNDERSTANDING SOCIETY é um dos meus blogues de culto, sobretudo porque estabelece pontes sempre estimulantes entre as ciências sociais e a intervenção social em geral e a economia, sobretudo no contexto em que esta última oscila indefinidamente entre assumir-se como uma entre outras ciências sociais e destas se afastar para evitar contaminações.
O último post do blogue mergulha num tema fascinante que me tem aproximado ultimamente das ciências da organização, embora o management não me estimule por aí além. O tema é o da relação entre a performance dos indivíduos e das organizações (grupos) em que aqueles se inserem.
A Copa de 2014 poderá oferecer motivos de reflexão em redor deste tema, pois temos exemplos fascinantes de várias combinações nesta matéria. Temos casos de equipas em que a performance organizacional se sobrepõe claramente à dos indivíduos, mais ou menos estrelados. A Costa Rica, a Bélgica e a Alemanha são casos evidentes de performance organizacional superior à força da arte individual, embora por ordem crescente do trio possa falar-se de diferenças na qualidade individual. Temos depois casos de equipas em que a performance individual se sobrepõe à da organização, com a Argentina e o Brasil a ilustrarem o paradigma e com o Brasil a despertar progressivamente para uma maior performance de grupo como o ilustra a surpreendente primeira parte em que os cafeteros não sabiam o que fazer com a sua habilidade. Temos depois o triste caso português em que nem performance de grupo nem performance de indivíduos sobredotados nos valeram. Temos a Espanha em que faliu um modelo de jogo e de organização. Temos ainda o caso da desagregação pura e simples, com os indivíduos a evoluírem no campo de forma errática, como o foi o caso paradigmático dos Camarões. E temos finalmente o caso de uma organização comandada por um misto de coerência e de valores como foi o caso sério da Argélia.
E ainda dizem que o futebol não dá para pensar.
Com a chuva e a nebulosidade de Seixas a esconderem a imagem do Minho lá no fundo, resta-me o Argentina-Bélgica para ver se o modelo funciona, embora sem os comentários inspiradores de Freitas Lobo, já que por aqui não há cabo e vou ter de suportar a fraca qualidade da TV digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário