segunda-feira, 21 de julho de 2014

MISTÉRIOS



Estimulado pelo post do meu colega de blogue e de acordo com aquele torpor típico de início de férias, ou seja quando o ritmo de trabalho é interrompido bruscamente e os relógios internos tardam em adaptar-se, também tenho direito ao meu mistério do universo, neste caso terrestre e bem terrestre.
Guiado pelo Business Insider, que é famoso por estas notícias do insondável, os cientistas conseguiram por fim algumas imagens de maior definição de uma estranha cratera (e que cratera!) descoberta na península YAMAL da Sibéria um daqueles fins de mundo que não se recomenda e nos quais o vastíssimo território russo é fértil.
Apesar da expedição que tornou possível o aparecimento das primeiras imagens, não há ainda uma explicação plausível para tal enormidade de buraco. A tese do impacto de meteorito não está totalmente abandonada, mas as interpretações mais plausíveis apontam para o desenvolvimento de fenómenos subterrâneos, que podem ir de fenómenos de formação de massas de gelo subterrâneas ou acumulação ancestral de gases também subterrâneos que forçaram o seu aparecimento à superfície.
Metaforicamente, a cratera de Yamal na Sibéria pode representar a autodestruição de um mundo que está perigoso e pouco recomendável para andarilhos amantes de territórios inóspitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário