terça-feira, 1 de julho de 2014

PLAYGROUNDS



Com leituras atrasadas, tinha-me passado a referência ao BABELIA, do passado sábado, um suplemento cultural de “culto” do El País que vale a pena ler sobretudo para quem pode ser com frequência andarilho em Madrid.
Para além de excelente material sobre a luta selvática que se vai observando no mercado do livro, eletrónico e não só, entre a Amazon e a Hachette em França, mas de modo geral entre a Amazon e o mundo mais tradicional dos livros, o Babelia de Sábado dedica uma excelente crónica a uma exposição do Reina Sofia em Madrid até 22 de setembro, focada no tema dos jogos realizados no espaço público. A crónica é fascinante e faz-me desejar ser andarilho com passagem por Madrid, porque está em causa no tema da exposição uma matéria vital para o aprofundamento da democracia, a luta contra a privatização e mercantilização crescentes do espaço público.
E talvez seja um contraponto sugestivo confrontar essa prática dos jogos num espaço público ameaçado pela privatização e pelo cálculo económico com um evento como a Copa de 2014, que protagoniza o valor máximo do mercado na prática desportiva.
Para os que puderem ir a Madrid, lembrem-se: Playgrounds. Reiventar la Plaza até 22 de setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário