domingo, 27 de julho de 2014

COM AMIGOS DESTE CALIBRE MAS QUE SE CUIDE

(Os casais Mas e Pujol em cerimónia política de 2003)


O independentismo catalão continua a ser fonte de múltiplas surpresas, sobretudo em matéria de desvarios financeiros ou fiscais que passam tangentes perigosas ao universo da CiU.
Pois agora, com uma pontaria notável, atendendo a que tudo indica Mas e Rajoy encontrar-se-ão na Moncloa antes deste último rumar à sua Galicia para veraneio, Jordi Pujol, líder durante praticamente duas décadas do governo regional da Catalunha (Generalitat) e ainda presidente honorário da Convergència Democràtica, resolveu vir a público declarar que manteve uma fortuna familiar, legada por seu avô, em paraísos fiscais durante décadas.
O patriarca Pujol terá pretendido chamar a si a responsabilidade dos danos que se abateriam sobre a sua vasta prole e na verdade esta prole (sobretudo cinco dos seus sete filhos) tem sido nos últimos tempos fortemente associada a escândalos financeiros e fiscais, o que mostra que o poder, seja ele central, regional ou local é tentador. Há dias, um líder local mexicano saiu-se com esta: Sim roubei mas foi pouquito. Nem todos têm a ingenuidade deste mexicano e os Pujol dão ao palácio de Moncloa um argumento de peso nas negociações que a consulta popular projetada para a Catalunha tenderá a movimentar. Não pode ignorar-se que Jordi Pujol se aproximou definitivamente das teses independentistas após o chumbo pelo Tribunal Constitucional espanhol do Estatuto da Catalunha.
Que falta nos fazem Vázquez Montalbán e o seu Pepe Carballo para dissertarem sobre a clique catalã.

Sem comentários:

Enviar um comentário