terça-feira, 17 de abril de 2012

“ATENTADO À DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL”



A Igreja, particularmente a mais jovem e não truculenta, costuma pesar bem as palavras, não as profere à toa, ou pelo menos mede bem a mensagem que pretende transmitir. Hoje, bem cedo na TSF, fui surpreendido por uma tomada de posição da Pastoral do Ensino Superior, que exerce a sua atividade sob a tutela da Conferência Episcopal Portuguesa. Do próprio sítio web do Serviço Nacional da referida Pastoral pode ler-se que: “A Pastoral do Ensino Superior tende a promover e dinamizar, na variedade das suas expressões, tudo o que serve à realização do diálogo e da síntese entre a fé e a cultura e está junto da comunidade académica procurando facilitar esta experiência com todos -  docentes, alunos, investigadores e funcionários - aí presentes”.
Ora, para quem pesa bem as palavras, falar de “atentado à democracia e justiça social” a propósito dos efeitos da crise atual na desistência de inúmeros jovens do ensino superior na sequência da forte deterioração da condição económica das famílias é pesado. Afirmar na sequência da denúncia realizada que o ensino superior corre o sério risco de se limitar às elites económicas é também pesado e consagra uma denúncia sobre outra denúncia, qual delas a mais sensível. A dureza da comunicação explica em parte a surpresa do Ministro Crato quando confrontado com a notícia.
Como sempre, com a falta de rigor com que estas questões continuam a surgir no debate público, apesar da proliferação de observatórios, não existe quantificação para este problema. Mas a fazer fé no não sensacionalismo da Pastoral, a questão deve estar a assumir proporções que justifiquem a tomada de posição.
Ora, se for assim, há aqui matéria para uma flagrante contradição na mensagem governamental. De facto, se a propósito do problema da dívida e da defesa da imposição alemã de um limite ao défice público estrutural o argumento é sempre o da defesa das gerações futuras, na temática do ensino superior e do próprio desemprego juvenil parece vingar a defesa diametralmente oposta. Nos tempos que correm, cercear o acesso de jovens ao ensino superior por meras questões de impacto da terapia de austeridade constitui uma flagrante violação da proteção desta geração jovem.
A sociedade portuguesa não necessita apenas do esforço de qualificação em matéria de capital humano avançado, designadamente no domínio das profissões científicas. Ela necessita antes do mais de continuar sem hesitação o esforço de formação de capital humano generalizado, designadamente através do incremento de população jovem licenciada. Só nessas condições a sociedade portuguesa estará futuramente apta a substituir uma larga fração de ativos não qualificados, mesmo que essa transição seja longa.
E como dizia o Presidente Jorge Sampaio, também à TSF, a resposta ao problema denunciado pela Pastoral do Ensino Superior exige escolhas públicas coerentes com a defesa de um futuro. E como dizia Jorge Sampaio há tanta coisa que fura o muro das restrições, muitas vezes sem uma relação tão determinante com esse futuro. É nestas pequenas derivas de escolhas públicas que se compreende a perspetiva de futuro indeterminado que se abate frequentemente sobre a população mais jovem.

Sem comentários:

Enviar um comentário