quinta-feira, 12 de abril de 2012

GOVERNANÇA LOCAL



A participação na conferência NewChallenges for Local Governance explica em parte a minha menor frequência de participação nos últimos dias. Propus à conferência um paper centrado no tema “A dupla crise da economia portuguesa e o ‘efeito tenaz’ na governação local” que noutra oportunidade tentarei aqui resumir.
Por hoje deixo impressões de uma conferência que acolhe uma comunidade de investigação com que nunca tinha contactado, o da International Geographical Union Commission neste caso da Governança. E a primeira ideia é que estas comunidades entre pares constituem cada vez mais verdadeiras tribos que tendem a reproduzir-se na maior escala possível, sem grandes contactos com outras comunidades, mesmo que centradas no mesmo tema. Como tenho circulado sem regularidade por estas comunidades vou-me apercebendo que esta característica de tribo tem vindo a acentuar-se, com algumas perdas para a interdisciplinaridade. No caso presente, o estudo da governação local e de toda a dinâmica de cooperação horizontal que os municípios têm desenvolvido encontra na geografia da governança um domínio disciplinar promissor, mas a fertilização cruzada com outras disciplinas como as ciências da organização, a ciência política, os estudos jurídicos, a teoria do planeamento e a economia do desenvolvimento local. E é essa fertilização cruzada que as comunidades entre pares tendem a meu ver a desincentivar, em particular em países como o nosso em que a segmentação da investigação e do ensino universitário são uma realidade.
A outra ideia por hoje prende-se com a fortíssima heterogeneidade das estruturas administrativas dos países não apenas na UE a 27 mas também numa Europa alargada com a generalidade dos países da Europa central e de leste. A complexidade de algumas arquiteturas do poder local em alguns destes países é deveras impressionante e nessa perspetiva a geografia da governança local constitui um domínio promissor para uma análise comparativa consistente e devidamente contextualizada.
Voltarei ao assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário