quinta-feira, 26 de abril de 2012

FUTEBOL E METÁFORAS



Talvez de modo inconsciente, mas em termos práticos iniciei em posts anteriores uma espécie de sub-espaço que poderia designar de “Futebol e Metáforas” ou “Metáforas do Futebol”.
Interrogo-me que metáfora devo associar à derrota do Real ontem face à força bávara. Não dava mesmo jeito que a força bávara tivesse ganho, mas cerveja dá força e o Bayern talvez merecesse ter ganho mesmo sem as grandes penalidades. Ainda por cima foi com o avermelhado Heinckes que levámos 7 em Vigo, num ano de triste memória.
Mas a metáfora não é essa. Primeiro do que a metáfora, uma imagem: José Mourinho apanhado por uma câmara arguta a descer sozinho as escadas para o balneário, mas não consegui captar essa imagem, embora tivesse porfiado para tal. Essa é para mim a imagem do jogo.
A metáfora talvez seja esta: um jogo de estratégia não é um jogo a sós; não há estratégia, por mais obcecada com o pormenor, que tenha o êxito garantido. E o Real nunca conseguiu uma presença avassaladora no campo. O rolo compressor do Bayern não era do tipo do rolo compressor dá aqui e vai buscar acolá do Barça.

Sem comentários:

Enviar um comentário