sexta-feira, 27 de abril de 2012

HOLLANDE PODE INCOMODAR MUITA GENTE


Se havia dúvidas que a candidatura de Hollande era tudo menos neutral e que o confronto entre ele e Sarkosy não é, como Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu, uma questão de escolher entre o menos mau, a capa de hoje do The Economist e o artigo, quase editorial, que a enquadra dissipa-as completamente.
O título fala por si: “O bastante perigoso senhor Hollande”. Nestas coisas de tomar posição e afirmar a sua cartilha profundamente liberal, o Economist não engana ninguém, o que tem a virtude de melhor definir os alvos das suas apreciações.
As razões do perigo da sua candidatura decorrem, segundo a revista, do seu programa de governo para a França e da alegada propensão desse programa para assegurar o reequilíbrio do défice público mais à custa do incremento da receita fiscal do que através do corte da despesa pública. Mas esse é o grau de liberdade que resta aos países para afirmar a sua autonomia orçamental. Há aspetos do programa de Hollande que exigem algum aprofundamento de discussão, sobretudo o seu anúncio do regresso ao limiar dos 60 como idade de reforma, cuja racionalidade (?) requer mais informação do que o programa fornece. Mas não me parece que a revista tenha razão em afirmar que o programa de Hollande assenta numa perspetiva anti-empresarial. O que parece resultar do enunciado dos 60 compromissos é antes uma atitude mais severa contra a “financialização” da economia, o que não é de todo o equivalente à tal atitude anti-empresarial.
A revista reconhece que a eleição de Hollande imprimirá ao pacto fiscal alemão novos reequilíbrios políticos, embora advirta para os perigos de uma rutura franco-alemã neste momento da construção europeia. Mas a ideia de considerar no artigo o governo português como um exemplo de governo reformista tem que se lhe diga: reformista?
O Economist tem sempre o mérito de não enganar ninguém. Mas tendo em conta que a política do pacto fiscal alemão tem merecido da revista ampla crítica, não se entende bem qual a alternativa para conseguir, sem ser pela via política, o reequilíbrio das exigências alemãs. A senhora Merkel já mostrou que não é particularmente recetiva aos argumentos das ideias, como o demonstra aliás a forma como tem ignorado os pareceres do Conselho de “Advisors” do Governo alemão. Se o debate das ideias não chega, o que é que o Economist proporia como alternativa para reequilibrar as exigências alemãs?

Sem comentários:

Enviar um comentário