quinta-feira, 26 de abril de 2012

A ESTRADA PARA A RECESSÃO DE CAMERON



The Road to Recession daria um bom título de filme adaptado aos tempos europeus.
Via Joe Weisenthal no Business Insider e também Krugman, o gráfico acima dá que pensar e coloca o governo conservador numa perigosa associação com o comportamento recessivo da economia do Reino Unido.
A comparação da evolução da atual recessão com a de 1930 é perturbadora, não estando aqui em causa o impacto das duas, mas apenas o seu ritmo de recuperação. Apesar de todas as indefinições, a recuperação de 1930 foi mais rápida. Para além disso, o gráfico anota a coincidência da entrada em estagnação da economia do Reino Unido com a chegada ao poder de Cameron e Osborne. O processo também não escapa ao “insuspeito” Financial Times, sublinhando a recessão técnica da economia, com a queda sucessiva do produto pelo segundo trimestre consecutivo.

Dá que pensar o otimismo de alguns economistas nos anos 80 e 90 com o pretenso desaparecimento do ciclo económico. A macro disciplina tinha-se tornado sábia, havia dominado as intensidades do ciclo económico e a estabilidade nominal aparecia como uma grande conquista.
Hoje, só um ceguinho ou pelo menos alguém toldado pela ideologia económica é que não vê. E de facto o pior cego é o que não quer ver. E pelos vistos pega-se por fatores de transmissão ainda insuficientemente estudados.

Sem comentários:

Enviar um comentário