Embora a Páscoa não seja propriamente uma festa muito popular na minha família, todos os ensejos são bons para promover reencontros e esta semana de abril constitui necessariamente um desses para umas gentes demasiado espalhadas territorialmente para efeitos de afetos. Ontem à noite, enquanto aguardava a hora de sair para o aeroporto em busca da minha filha mais nova, que chegava de Londres, dediquei-me a um exercício curioso e que pode interessar a quem, como eu, seja habitualmente pouco atento ao mundo da aviação e aos detalhes concretos dos voos que vai fazendo.
O website http://www.flightradar24.com disponibiliza, entre outras coisas mais, a visualização em tempo real do movimento aeronáutico à escala mundial, recorrendo a mapas fornecidos pela Google. Acima, o registo do momento (em torno das 20 horas e 30 minutos) em que o TP347 (assinalado com uma bolinha vermelha) saía de Gatwick em duas imagens, a parte sul das Ilhas Britânicas e uma parte significativa do continente europeu enxameada de aviões – verdadeiramente impressionante!
A primeira imagem abaixo dá conta dos traços essenciais da rota seguida pelo voo até à entrada na Península Ibérica a leste da cidade da Corunha e após ter tangenciado a França bem a oeste de Nantes e contornado pelo largo o golfo da Biscaia com o Mar Cantábrico a testemunhar. Na segunda imagem, o avião seguido já se aproxima da cidade galega de Ourense e faltava meia hora para a aterragem prevista – era tempo de sair de casa e rumar ao Sá Carneiro. Que estava bem cheiinho, já que naqueles três quartos de hora que por lá estive foram oito os protagonistas dos céus que chegaram. Ah, e quanto à Constança, tudo nela me pareceu verdadeiramente fantástico, aliás como sempre...
Sem comentários:
Enviar um comentário