quinta-feira, 2 de abril de 2015

ARTE AFRICANA, ARTE CONTEMPORÂNEA



Está em exposição no Porto (Galeria Municipal Almeida Garrett, jardins do Palácio de Cristal) uma mostra de rara qualidade e que constitui uma imperdível oportunidade de acesso a alguns dos mais importantes artistas africanos do nosso tempo (como os sul-africanos Marlene Dumas, Cameron Platter, William Kentridge e Kendell Geers, os angolanos Yonamine, Edson Chagas, Nástio Mosquito e Kiluanji Kia Henda, a queniana Wangechi Mutu, a nigeriana Marcia Kure ou os fotógrafos camaronês Samuel Fosso e maliano Seydou Keita, entre outros). “You Love Me, You Love Me Not”, comissariada pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto (dirigido por Paulo Cunha e Silva, PCS) e pela Fundação Sindika Dokolo (cuja fabulosa coleção é objeto da maior exploração alguma vez concretizada internacionalmente) e com curadoria de Bruno Leitão e Suzana Souza, reúne 80 obras de 50 artistas e singulariza-se, citando PCS, “pela inclusão de importantes nomes da arte contemporânea mas também por refletir de forma crítica e pungente a filiação da arte africana nesse universo”.

Sabe-se que a realização desta exposição foi altamente polémica, designadamente na medida em que a sua viabilidade foi associada à atribuição da “Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro” ao congolês Sindika Dokolo, um jovem nascido em 1972 em Kinshasa (República Democrática do Congo, ex-Zaire) que é filho de um dos homens mais ricos do país de Mobutu, foi educado na Europa e se ligou especialmente a Angola em 1999, onde se casaria com a filha mais velha (Isabel) do presidente José Eduardo. As notas de pé de página da história da arte estão cheias destes paradoxos e corpos estranhos mas a sua incomodidade não é de todo pacífica – até porque a maioria dos criadores e de quem deles pode assim disfrutar lhes passa essencialmente ao largo, muito na linha daquela velha máxima que diz “trabalho é trabalho, conhaque é conhaque”. Que também podia ser qualquer coisa como “os cães ladram e a caravana passa”...

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