domingo, 12 de abril de 2015

RECUPERANDO LIVROS QUE PASSARAM



Hoje, domingo de canícula desproporcionada, mas dia de “old-age sitting”, há por isso tempo que sobre para leituras variadas, muito na linha do leitor acidental, que gosta de ser surpreendido com livros que lhe aparecem vá lá saber-se donde. A FNAC do Vasco da Gama em Lisboa está cada vez menos apetecível em livros e discos que valha a pena, mas como a Gare do Oriente continua desagradável para gozar uns minutos mais alargados de espera, é lá que me refugio por vezes.

Por isso, sexta-feira passada, em mais uma dessas esperas que justifica uma ida apesar de tudo ao Vasco da Gama, lá me apareceu uma dessas obras que passou e à qual não dei a importância devida, não na perspetiva do seu valor absoluto, mas pela personalidade envolvida, Susan Sontag, a intelectual da madeixa branca e que eu considero ser um ícone da cultura contemporânea. O livro que me tinha escapado e que praticamente devorei na viagem para o Porto reproduz na íntegra o material da entrevista de Susan Sontag a Jonathan Cott na Rolling Stone, em edição publicada pela Yale University Press.

Na obra de Sontag sempre me fascinou o modo como o amar, o desejo e o pensamento, o amor e o trabalho, desejo e conhecimento se combinam num todo praticamente indissociável. Na obra agora por mim redescoberta, uma simples entrevista, Susan Sontag contextualiza-a devidamente e adquire por isso um outro significado, mais amplo:

“Gosto da forma entrevista e isso acontece por gosto de conversar, gosto do diálogo, e sei que uma grande parte do meu pensamento é produto de conversação. De certo modo, a pior coisa da escrita é que estamos sós e temos de conversar connosco próprios, o que é uma atividade antinatural. Gosto de conversar com pessoas – é isso que não faz de mim uma reclusa – e a conversa permite-me saber o que é que eu penso. A audiência não me interessa porque é uma abstração, mas quero sem dúvida saber o que qualquer indivíduo pensa e isso requer uma relação face-to-face.”

A viagem de Alfa passou num ápice.

Sem comentários:

Enviar um comentário