O conceito é algo difuso, mas o que nele está em causa incorpora aspetos decisivos para as sociedades modernas em contexto de globalização. No caso concreto, a “Brookings Institution” definiu a classe média global como constituída pelas famílias com despesas diárias entre 10 e 100 dólares per capita à paridade de poderes de compra.
A imagem (clicar sobre ela) evidencia três componentes informativas relevantes: uma visualização do comportamento populacional de um conjunto selecionado de países até ao final do século; uma previsão sobre aqueles que serão em 2030 os países no top ten em termos de consumo de classe média (por ordem decrescente: Índia, China, EUA, Indonésia, Japão, Rússia, Alemanha, Brasil e México, França); uma previsão de evolução da dimensão da classe média entre um momento próximo do atual (2009) e 2030, com a Ásia-Pacífico em posição de arrasadora liderança e crescimentos esperados na América Central e do Sul, no Médio Oriente e Norte de África e na África Subsaariana contrastando com a quase estabilização estimada para a América do Norte e a Europa – assim, as próximas duas décadas poderão assistir a uma multiplicação da classe média mundial pelo fator 2,65 (dos atuais 1845 milhões de pessoas aos 4884 milhões de 2030); ao mesmo tempo, e enquanto a Ásia-Pacífico representará dois terços dessa classe média em 2030 (28% hoje), a Europa ficará reduzida a 13,9% (36% hoje) e os EUA a 6,6% (18,3% hoje); por fim, e quanto às regiões medianamente dinâmicas, a América Central e do Sul irá perder peso global mas aproximar-se da América do Norte (6,4%), o Médio Oriente e Norte de África mais que duplicará em número de pessoas incluídas mas ficará a não passar dos 5% em termos globais e a África Subsaariana bastante mais que triplicará em número de pessoas incluídas (a base de partida atual é de apenas 32 milhões) mas ainda só contará 2,2% em termos globais.
O mundo a mudar, a uma velocidade quase estonteante quando encarado de certas perspetivas e de um modo lento e desequilibrado quando nos dispomos a focar o essencial...
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