quarta-feira, 7 de março de 2012

SETE CARTAS E UM PORMENOR

Jornal das Nove, 5 de março de 2012. Mário Crespo (MC) entrevista José Berardo (JB). A reprodução possível de dois excertos, escolhidos em função de um subjetivo critério de “best of”:
MC – A sua relação com Francisco José Viegas é boa? É pessoal?
JB – Eu já escrevi sete cartas, não tive…
MC – Desde a tomada de posse, portanto oito meses, nove meses…
JB – Depois da tomada de posse. Ao primeiro-ministro, depois recebi uma carta do chefe de gabinete do primeiro-ministro a dizer que o nosso…, a pessoa…, o Relvas…, como…
MC – O Francisco José Viegas…
JB – …o Francisco José Viegas é que era encarregado de falar sobre este assunto. Pedi diversas vezes reuniões com ele. Ele fala para a televisão, não sei se ele sente-se mal por ter trabalhado por um jornal de desporto meu…
MC – Isso seria uma honra…
JB – Mas é claro, devia ser…
MC – Eu nunca trabalhei, mas trabalhei para uma estação de TV onde o senhor teve interesses…
JB – Claro. E tantos outros. Foi um sucesso. Portanto, eu não percebo como é que tem tempo para ir para a televisão e mandar recados para mim pela televisão quando estamos tão pertinho. E tenho em vídeo ele, da primeira vez que foi a uma inauguração no Centro Cultural de Belém, que fizemos lá, a dizer que a nossa coleção – e está gravado – que a nossa coleção é indispensável para a nossa cultura. E, no entanto, não consigo falar com o homem! Deve ser, deve de andar…
(…)
MC – Sete cartas ao Secretário de Estado. Vai escrever mais alguma ou…?
JB – Eu não sei, eu já, como eu lhe disse…
MC – As sete cartas não tiveram nenhuma resposta?
JB – Nem que sim, nem que não…
MC – Mas não houve nenhuma resposta, nem o senhor Secretário agradece…
JB – Olhe, uma vez eu escrevi para o presidente Bush e ele deu-me resposta. Uma vez, quando eu estava na África do Sul, eu gostava muito do Nixon – foi o homem que abriu o caminho da China, foi o homem que abriu o caminho da Rússia – e numa altura eu mandei um ordenado, nessa altura que eu ainda trabalhava numa coisa…, e mandei um ordenado meu para ajudar contra os problemas que ele tinha. E ele deu-me a resposta, assinada por ele, a dizer que agradecia muito mas que não podia receber ‘donations’…
MC – (Ah, ah) Eu não sabia desse pormenor (…)

Realce para o espanto indignado de Crespo às 21h 22m – quando constata as sete cartas e nada! – e para o enlevo embevecido do mesmo às 21h 31m – quando consciencializa o delicioso detalhe que desconhecia! Aposto que ainda esta semana vai chamar um João (Duque ou Cantiga Esteves?) para comentários em torno…

Sem comentários:

Enviar um comentário